20 setembro 2017

Ganhar almas, o que? Então qual é o nosso trabalho principal para Jesus enquanto esperamos Sua vinda?

Ganhar almas, o que? Então qual é o nosso trabalho principal para Jesus enquanto esperamos Sua vinda? Josimar Salum
  
A expressão "ganhar almas" não reflete o que Jesus nos disse para fazer antes que Ele "fisicamente" deixou essa terra.

Ele ordenou aos discípulos que fizessem o que fizera, o que seria: fazer discípulos de todas as nações. Sua declaração não deve ser confundida com a ideia de discipular apenas indivíduos, mas sim, discipular as nações; todas as nações.
A expressão "ganhar almas" aparece apenas uma vez na Bíblia em Provérbios 11:30 - "O fruto do justo é uma árvore da vida, e aquele que ganha almas é sábio".

Vale a pena mencionar que esta passagem não tem nada a ver com evangelismo ou a ideia de fazer discípulos. No hebraico "laqach" - traduzido como vencedor - significa "tomar, aproveitar, aceitar, trazer, comprar, levar, buscar, usar". A palavra "alma", “nephesh” em hebraico, significa "uma alma, ser vivo, vida, ego, pessoa, desejo, paixão, apetite, emoção, essência".

Em outra versão, este versículo poderia ser lido da seguinte forma: "Aquele que busca, captura, apreende sua própria alma, seu desejo, sua paixão, seu apetite e sua emoção é sábio".

Ganhar almas é uma visão míope dos ensinamentos de Jesus.

"Pergunte-me, e eu lhe darei as nações para a sua herança e os fins da terra para sua possessão." Salmos 2: 8

"Ide, pois, e faz discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo", Mateus 28:19

"Quando o Filho do Homem vier em Sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então Ele se sentará no trono da Sua glória. TODAS AS NAÇÕES SERÃO REUNIDAS DIANTE DELE, E ELE OS SEPARARÁ UM DO OUTRO, COMO UM PASTOR DIVIDE SUAS OVELHAS DOS CABRITOS. E ele colocará a ovelha na mão direita, mas as cabras à esquerda. Então o rei dirá aos que estão à sua direita: "Venha, abençoado de meu Pai, herde o reino preparado para você desde a fundação do mundo:" Mateus 25: 31-34

Esse entendimento mudará seus pensamentos para uma perspectiva mais ampla e mudará seu paradigma e mentalidade completamente a partir do momento que você começar a olhar para a sua nação como um alvo a ser discipulado; não como um aglomerado de meros indivíduos. Nós sempre pensamos em termos individuais. Sim, Jesus nos chama individualmente e respondemos individualmente a Ele, no entanto, ao seguí-Lo, descobrimos que não estamos sozinhos, somos uma família de discípulos. A mesma verdade se aplica quando as pessoas dizem "eu tenho a mente de Cristo". Não, você individualmente não tem. Nós temos a mente de Cristo. Nós, não “eu". 

Dito assim, considere o seguinte:

1 - O propósito eterno de Deus é fazer-nos espelhar a imagem de Seu filho para que Ele possa ter uma família de filhos como Ele.

O propósito principal de Deus para nossas vidas não está relacionado com o trabalho que fazemos por Ele, não é a quantidade de "serviços de adoração" que atendemos - tais coisas nem sequer são mencionadas nas Escrituras - e não é o que queremos, mas o trabalho que Ele está realizando em nós. Este é o propósito eterno de Deus: "Por quem conheceu antes, Ele também predestinou a ser conformado com a imagem de Seu Filho, para que ele seja o primogênito entre muitos irmãos". Romanos 8:29

2 - A "Igreja" de acordo com Jesus e Suas Escrituras é construída sobre relacionamentos, comunhão, koinonia (comer pão juntos) e todos os encontros (mesmo supostamente seculares) envolvendo seus discípulos em qualquer lugar e em todos os lugares.

Jesus nunca teve uma "reunião da igreja" com os Seus discípulos. Ele passou muito tempo construindo e promovendo relacionamentos. A igreja de hoje é mais definida por um púlpito em um prédio do que uma mesa onde os iguais se sentam ao redor como família. Hoje, a igreja tem mais reuniões e cultos em lugar de relacionamentos, mais desempenho em vez de companheirismo, mais formalidades que substituem conexões; ela age como se plataformas, palanques e púlpitos fossem mais importantes do que comer juntos com irmãos em Cristo. A igreja de hoje tem mais superiores e "comandantes" em lugar de "irmãos entre irmãos" como Jesus era (e ainda é). Ele próprio era um amigo que usava a mesma roupa como todos os outros ao Seu redor; Ele era tão parecido com eles que Judas teve de beijá-lo para que os soldados soubessem quem Ele era. A igreja hoje tem muitos membros e muito poucos discípulos, porque a ênfase foca em lotar as "igrejas" com membros e não fazer discípulos que, por sua vez, farão discípulos das nações.

Você e eu, e especialmente os pastores cristãos, devemos entender que não temos ovelhas e não temos discípulos próprios. Se as ovelhas e os discípulos são nossos, eles não pertencem a Jesus. Jesus é o Pastor, portanto, só podemos pastorear o rebanho Dele e El somente continuará sendo o Mestre e dessa forma fazemos discípulos por e para Ele.

3 - Devemos cumprir a grande comissão apenas ao viver o grande mandamento.
"Jesus disse-lhe: “Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente." Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo é como: "Você amará o seu próximo como a si mesmo". Com estes dois mandamentos, pendure toda a Lei e os Profetas. "" Mateus 22: 37-40

O próprio Jesus explica o Seu raciocínio: "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". João 13: 34-35

FINALMENTE, eu proponho que leiamos a nossa grande comissão, a grande comissão dada por Jesus aos Seus discípulo do seguinte modo e a realizemos todos os dias e em todos os lugares para que ela não seja lembrada como a "nossa grande omissão"!

"Então Jesus lhes disse: "Assim está escrito, e assim era necessário que o Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos no terceiro dia, e que o arrependimento e a remissão dos pecados sejam pregados em Seu nome a todas as nações, começando em Jerusalém. E você é testemunha dessas coisas.
Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.

Eis que envio a promessa de meu pai sobre você; Mas demore-se na cidade de Jerusalém até que você esteja com poder do alto.

Não é para você conhecer os tempos ou as estações que o Pai colocou em Sua própria autoridade. Mas você receberá o poder quando o Espírito Santo vier sobre você; e você será Minha testemunha em Jerusalém, e em toda a Judéia e Samaria, e até o fim da terra.

Vá por todo o mundo e pregue o evangelho a toda criatura, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Enquanto vai, faça discípulos de todas as nações,

Aquele que crer e é batizado será salvo; mas aquele que não acredita será condenado.

E esses sinais seguirão aqueles que crerem: em Meu nome expulsarão demônios; eles falarão com novas línguas; eles irão pegar serpentes; e se eles bebem algo mortal, não os machucará; eles vão colocar as mãos sobre os doentes, e eles vão ser curados.

Ensine-os a observar todas as coisas que Eu lhe ordenei; e eis que eu estou contigo sempre, até o fim dos tempos. Amém. Mateus 28: 18-20, Marcos 16: 15-18, Lucas 24: 46-49 , Atos 1: 7-8

Nunca possamos esquecer: o primeiro passo na obediência a Jesus começa com cada um de nós individualmente, independentemente de como os outros responderão.

"Jesus disse a ele (para mim):" Se eu quiser que ele permaneça até eu chegar, o que é isso para você? Siga-me." John 21: 22

Nenhum comentário: